Repetindo o post, em homenagem ao fim do Calendário Maia (dezembro tá chegando)
Não se engane, o mundo realmente vai acabar. Quando? Aí é que está o problema: pode ser a qualquer momento!
Sempre que se aproxima uma virada de século (ou de década, ou um ano "marcado" - já tornou-se moda), os habitantes da terra começam a se preocupar com a renovação do contrato do aluguel. Somos iguais a milhões de inquilinos relapsos, que cuidam muito mal de suas moradias provisórias, deixando os consertos e arrumações sempre para a última hora. Maltratamos nossa casa e vamos chorar quando formos despejados.
Acabamos de passar por mais uma virada de século... pior, de milênio! Na virada do ano 1000 de nossa Era, todos apostaram no fim do mundo. Durante as passagens do Haley, no século passado, muita gente se matou, para não ver o fim dos tempos... E agora?
Não vamos nos iludir. Esse torrão azul, que gira em torno de uma bola de fogo, não acabou ainda desta vez, mas... um dia... vai acabar! São muitas as opções, embora não devamos nos deixar levar pela histeria e divagação dos profetas de plantão.
Vejamos as maneiras como o mundo pode acabar.
Vejamos as maneiras como o mundo pode acabar.
Efeito estufa - A poluição e o buraco na camada de ozônio vão fazer a temperatura na terra subir alguns graus. Além do aumento do calor, as geleiras irão derreter, cobrindo grande parte dos continentes e engolindo todas as ilhas e cidades litorâneas. Um verdadeiro dilúvio. Minas Gerais finalmente terá seu marzão.
- probabilidade: - 100% (não tem mais retorno)
- previsão: - 2012 (onde é que peguei esse dado?)
- como sobreviver: - se você for um peixe, talvez tenha chance de sobreviver.
Meteoro, cometa ou similar - Se um meteoro se chocar contra a terra (não precisa ser um muito grande), irá ocorrer o mesmo efeito provocado pela catástrofe anterior, só que imediatamente. Se o meteoro cair no mar, grandes maremotos destruirão os continentes. Se cair diretamente no solo, a camada de poeira resultante cobrirá toda a atmosfera, sufocando o planeta.
- probabilidade: - 50% (já aconteceu uma vez, acabando com os dinossauros)
- previsão: - a qualquer momento.
- como sobreviver: - só virando peixe, ou chamando o Bruce Willis para detonar o intruso.
Guerra atômica - Uma guerra generalizada, entre possuidores de armas nucleares, teria a capacidade de explodir o planeta dez vezes. Mesmo que só se utilize 5% da capacidade mundial, milhões morreriam imediatamente e o resto sofreria com a radiação até o fim. Apesar do término da guerra fria, não podemos descartar essa possibilidade. Estados Unidos, Inglaterra, França, Israel, África do Sul, Paquistão, India, China e vários países da antiga União Soviética têm a bomba.
- probabilidade: - 25%
- previsão: - a qualquer momento.
- como sobreviver: - fazer um buraco no chão, estocar comida para muitos anos e se acostumar com a vida de tatu.
Epidemia - Se um vírus mortal, transmissível pelo ar, atacar uma vila da África, hoje, e não for descoberta a cura, dentro de três anos toda a população mundial terá sido dizimada. A SIDA (AIDS, para a grande maioria que já se rendeu culturalmente) levará 100 anos para fazer estrago semelhante.
- probabilidade: - 50% (os vírus já existem)
- previsão: - indefinido (2100, por SIDA)
- como sobreviver: - no caso da SIDA, você pode se safar se não transar, não se picar e não fizer transfusão. Deixar de respirar, porém... não tem jeito.
Morte do sol - O sol vai morrer, é inevitável. O nosso velho Sol já virou a curva há muito tempo: está mais prá lá do que prá cá. Quando o Sol morrer, esse planeta vai ficar um pouco frio, algo em torno de 272 graus negativos. Não tem como substituir o sol !
- probabilidade: - 100% (o sol tem pela frente apenas mais 1/3 de sua vida prevista)
- previsão: - daqui a alguns bilhões de anos.
- como sobreviver: - não adianta estocar casaco de pele: vai ser um frio do cacete e todo mundo vai mesmo virar picolé.
Alinhamento de planetas - Os cientistas acreditam que um alinhamento de vários planetas do sistema solar poderia ocasionar alterações catastróficas na Terra, como terremotos, maremotos, aumento de temperatura e ativação de vulcões extintos.
- probabilidade: - 25%
- previsão: - 2012 (pô, meu, lá vem esse ano de novo)
- como sobreviver: - não viaje para Europa, Japão, USA, África e Asia. Vá para o interior de Minas, onde nada acontece.
Escassez mundial de recursos - Do jeito que estamos poluindo as águas e acabando com o solo, em breve não teremos o que beber ou comer; não haverá nem pasto para os animais. Após uma fase de canibalismo, o último homem será obrigado a se devorar.
- probabilidade: - 99%
- previsão: - 2100
- como sobreviver: - comece a treinar: morda o dedão do seu pé.
Essas são apenas as possibilidades materiais da catástrofe final.
Faltam ainda duas opções.
1ª - O dia do juízo final - Se você acredita em um criador do universo, um ser onipotente, onipresente e onisciente, que criou a terra e o homem à sua imagem e semelhança, ainda há mais uma opção de destruição total. Esse ser poderoso pode se cansar de cuidar das coisas aqui embaixo e decretar o dia do juízo final, Armagedom ou apocalipse, como queira. Não sobrará pedra sobre pedra. Todas as religiões falam desse dia de destruição... e todo mundo vai ter que descontar suas promissórias com papai-do-céu.
2ª - O "Big Crunch" - Se você acredita que tudo isso aqui é fruto de uma baita de uma explosão no vácuo, chamada "big-bang", fique sabendo que essa explosão, que criou o universo, está perdendo a força. O "big-bang" está dando lugar ao "big-crunch". Em resumo: o universo, que estava se expandindo, agora começará a se contrair, até implodir por completo, acabando não só com a terra, mas com toda a matéria - inclusive com você, he he he.
Como se pode perceber, realmente, as coisas não estão boas para o nosso lado... mas não devemos desanimar.
O mundo vai acabar, mas quando, realmente, ninguem sabe. Não será essa ou aquela profecia que determinará nossa partida, embora a histeria possa acelerar nossa destruição.
Não se esqueça de que a vida imita a arte e, de tanto termos esperado o fim do mundo no fim do milênio passado, ainda pode aparecer um maluco que resolva cumprir essa profecia com um mínimo de retardo.
Aliás, todo cuidado é pouco com a torcida do Flamengo e com o PT (eu acho que o Brasil acaba muito mais cedo graças ao Lula, à Dilma e ao PT).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Antecipadamente agradeço seu comentário. Magal