13 de nov. de 2012

OS ESTADOS UNIDOS REVELADOS

Como a 422 South criou impressionantes visualizações
de dados para o Programa America Revealed

por Andy Davies Cowards

A rede de telefonia celular nos EUA

America Revealed é uma série exibida pelo canal norteamericano PBS voltada aos padrões invisíveis que se escondem sob a infraestrutura que apoia os mais de 300 milhões de pessoas no país. E quem está ajudando a visualizar essas dinâmicas escondidas é a 422 South, uma companhia de animação e efeitos visuais de Bristol, no Reino Unido. Sua habilidade técnica e o domínio de softwares como Maya e Nuke, transformam a complexidade da informação crua em visualizações de dados vertiginosas. Andy Davies Cowards, diretor criativo da 422 South, explica abaixo como isso é possível.
Quando os produtores do America Revealed se propuseram a criar uma série que mostrasse as redes escondidas de comunicação e transporte que afetam a vida contemporânea nos EUA, eles escolheram duas técnicas que, juntas, poderiam proporcionar uma percepção da nação jamais vista. Impressionantes fotos aéreas acompanhadas por animações inovadoras e reveladoras.
A 422 South recebeu milhões de linhas de dados de muitas fontes diferentes, algumas especialmente coletadas para o programa e outras já em domínio público. De aeroportos a estações de trem, restaurantes fast food e companhias de logística, muitos dados foram gerados usando tecnologia de GPS, que mostra a posição de um transmissor em intervalos específicos de tempo.
Trajetos de ônibus (azul), balsas (pontos laranjas) e linhas de trem (verde, roxo e vermelho) reunidos na rede de transportes da cidade de Nova York.
Os dados foram peneirados e processados pelo time da 422 South apenas uma vez, e a “história” contida neles se revelou sozinha. Essa informação foi passada para os produtores para ajudar a informar a linha editorial de cada episódio.
Usando um software desenvolvido especialmente para isso, os dados selecionados foram representados como pontos animados brilhantes. Combinados num mosaico cuidadoso de imagens de satélite, eles retratam precisamente o movimento de milhares de indivíduos, aeronaves, aviões, trens, balsas e metrôs na mesma paisagem onde os dados foram gerados originalmente.
Essas animações revelam a escala frenética do deslocamento matinal de pessoas na cidade de Nova York, sobrepondo meios de transporte para construir uma imagem complexa dessa atividade. E com uma clareza inimaginável para qualquer um que estiver no meio desse caos aparente.
As rotas combinadas dos entregadores de pizza da Domino’s em uma única noite, em Manhattan.
Numa escala mais ampla do transporte, considerando os EUA como um todo, animações mostram as delicadas treliças dos movimentos do tráfego aéreo. Cada ponto é uma aeronave agendada, que tem um tamanho assustador, mas flui de maneira aparentemente suave em belos padrões sincronizados.
Finalmente, num contraste de escala, a animação mostra a natureza metódica dos itinerários dos ônibus escolares. Uma demonstração da eficiência silenciosa do que, na superfície, é um método simples e confiável de buscar e deixar crianças nas escolas. Um retrato desse difícil processo logístico que, orquestrado com maestria, acontece diariamente sem falhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antecipadamente agradeço seu comentário. Magal