11 de dez. de 2012




Oscar Niemeyer

Foi um surpresa para todos a morte súbita e precoce do grande arquiteto e avenida, Oscarito Niemeyer. Com sua arquitetura estética, Oscar Neymayer deixa uma obra genial que será admirada para todo o sempre, um verdadeiro patrimônio da Humanidade. 

Mas jamais será perdoado por ter criado Brasília. 

Verdadeiro poeta do traço, Niemeyer revolucionou a arquitetura com sua curvas mas, por incrível que pareça, nunca projetou um prédio em forma de bunda, coisa que ele muito apreciava. 

O centenário arquiteto brasileiro também projetou a Torre de Babel, as Pirâmides do Egito e do Coliseu de Roma. Junto com o urbanista Lucio Costa, Nieméier ganhou a concorrência para construção da Cidade de Ur na Mesopotâmia. Hoje só restam vestígios desta antiga cidade nas palavras cruzadas. 

Amigo de vários estadistas, Niemeyer, no início de sua carreira, ganhou um empurrão e umas concorrências do seu amigo, o faraó Juscelino Kubitschek. Sem falar de Brizola, outra múmia da nossa política. Amantes das formas sinuosas, Niemeyer é o terror das faxineiras que não conseguem limpar as vidraças dos seus arrojados empreendimentos arquitetônicos. 

Niemeyer foi o ultimo exemplar vivo de comunista histórico no Brasil e, por isso mesmo, era protegido pelo Ibama.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antecipadamente agradeço seu comentário. Magal