18 de dez. de 2010

E O CARNAVAL CONTINUA

G.R.E.S. Nunca Antes Neçepaís



















A partir de primeiro de janeiro com nova porta-bandeira e comi$$ão de frente renovada.

17 de dez. de 2010


Governo lança CD-ROM com “memória da resistência à ditadura militar”

Oito mil escolas públicas de ensino médio de todo o país irão receber do governo federal um CD-ROM com a história de 394 mortos e desaparecidos durante a ditadura militar (1964-1985). O trabalho, feito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com apoio do Ministério da Educação (MEC) e sob a encomenda da Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República, foi apresentado nesta sexta-feira (10) em Brasília.
O CD-ROM foi elaborado a partir dos arquivos do projeto Direito à Memória e à Verdade da SDH e outros documentos. Além da biografia dos perseguidos políticos, o CD vai permitir aos professores e estudantes conhecer o contexto histórico e cultural do período com acesso à cerca de 4 mil fotografias e ilustrações, 300 vídeos e mais 300 canções que fizeram parte dos protestos e da resistência à ditadura.
“Essa juventude hoje não conhece os anos difíceis que o país passou”, disse o ministro da Educação, Fernando Haddad, no lançamento. Segundo ele, o CD-ROM “será festejado como um instrumento de transformação”. Para Haddad, há um efeito pedagógico e cívico na iniciativa. “Democracia se apropria com a cultura. Não é nata do ser humano”, disse ao enfatizar que os valores democráticos precisam ser ensinados.
O ministro Paulo Vannuchi enfatizou que o CD ROM é uma experiência “absolutamente pioneira” em projetos de memória. “Não lembro de ter ouvido falar em outro país”, disse. SDH e MEC também são parceiros na elaboração das diretrizes curriculares nacionais para direitos humanos.
O CD-ROM deverá virar um site a ser desenvolvido pela UFMG. O trabalho foi coordenado pela professora Heloisa Maria Murgel Starling do departamento de história da UFMG e contou com a participação de 15 estudantes de várias áreas, entre elas, história, direito e comunicação.
Para a professora, o projeto é uma “batalha ganha” na recuperação da memória da época da ditadura. “Ao abordar a cultura, o CD-ROM traz uma dimensão de esperança e dimensão lúdica. O conhecimento da história se dá não apenas pela fase dura e dramática, mas também pela enorme criatividade que existia no período.”
COMENTÁRIO:  duvido que o tal projeto revele que os "mortos e desaparecidos" lutavam pela transformação do Brasil em uma imensa Cuba, com todos os atrativos que só o comunismo possui. E nem me venham contar que 'o muro de Berlim caiu há mais de 20 anos'.  Vão dizer isso para esses canalhas que ainda sonham implantar o 'centralismo democrático' onde puderem, e que - infelizmente - estão tendo sucesso como "nuncantesneçepaíz".  Certamente, o 'projeto' intensificará na memória de jovens e crianças a desavergonhada mentira de que aqueles "jovens românticos, gentis e sonhadores" nunca roubaram ninguém.  Assaltos e roubos a bancos e estabelecimentos comerciais  nunca existiram, só houve "justas expropriações para financiar a luta popular". Assassinatos também só ocorreram por parte das forças governamentais. Os revolucionários só justiçaram a tiros e bombas aqueles que não concordavam com eles e queriam impedir a libertação do país. A política teimosa e burra de "não querer mexer em feridas", levada a efeito por quem combateu e ganhou a luta pelas armas pela manutenção da democracia brasileira, terminou permitindo que esses patifes consolidassem na memória da população mais jovem as suas mentiras. Hoje, de nada adianta o esforço de alguns em querer mostrar a "verdade sufocada" pela enorme pressão midiática sobre os 'corações e mentes' da população. Há que se concordar com a professora mineira. Ganharam mais uma batalha contra os que só souberam manejar as armas mas foram incompetentes com a caneta!
(Blog http://mujahdincucaracha.blogspot.com)

Ah, o velho Rui!
"... o que a política e a honra nos indicam é outra coisa. Não busquemos o caminho de volta à situação colonial. Guardemo-nos das proteções internacionais. Acautelemo-nos das invasões econômicas. Vigiemo-nos das potências absorventes. Tenhamos sentido nos ventos que nos sopram de certos quadrantes do céu. O Brasil é a mais cobiçável das presas; e, oferecida, incauta, ingênua, inerme, a todas as ambições, tem, de sobejo, com que fartar duas ou três das mais formidáveis... Mas o que lhe importa é que dê começo a se governar a si mesmo, porquanto nenhum dos árbitros da paz e da guerra leva em conta uma nacionalidade adormecida e amenizada na tutela perpétua de governos que não escolhe. Um povo dependente no seu próprio território e nele mesmo sujeito ao domínio dos senhores, não pode aspirar seriamente, nem seriamente manter a sua independência do estrangeiro."
    (Rui Barbosa , março de 1921 - Discurso aos Moços)
CONFÚCIO DISSE


A trajetória do grande líder
    Trata-se de um homem de origem humilde, "apenas mais um do Povo". 
    Em sua infância foi aluno mediano; despertou pouca atenção dos professores. Provavelmente estes o consideravam mais um candidato a operário ou desempregado.
    Apesar de sonhar alto, o jovem futuro governante confirmou a expectativa inicial de seus mestres. Saído de sua terra natal em busca de melhores oportunidades, vagou entre um emprego e outro na maior cidade do país. Foi um cidadão abaixo da mediocridade, até que um acidente mudou sua vida.
    Após o sinistro, prometeu-se que nunca mais veria o mundo e a política com os mesmos olhos. Em pouco tempo, engajou-se na tumultuada vida política do País. Abraçando seus ideais revolucionários, chegou a ser preso por sua luta política, mas o tempo no cárcere contou em seu favor, criando uma aura de mártir e herói do povo, sendo um dos fundadores do partido dos trabalhadores. 
    Seu modesto nível de instrução não o habilitava a uma posição de doutrinador do Partido, mas seu poderoso carisma e a enorme identificação que despertava no povo rapidamente alçaram-no à condição de líder inconteste do Partido - a ponto de sua pessoa e o Partido se tornarem indissoluvelmente unidos.  
    Para o papel de doutrinadores, o Partido arregimentou grande quantidade de intelectuais e estudiosos, que avidamente se entregaram à tarefa de alçar o Partido à condição de entidade infalível e onipotente. Infiltrados nas Universidades, órgãos da mídia e em todos os meios de formação de opinião, essa elite intelectual exerceu papel fundamental no crescimento do Partido.
    Seu magnetismo pessoal arregimentou milhares de correligionários, que veneravam o Partido com fanatismo dogmático. Seu virulento discurso atacava os demais partidos, apontando-os como fracos, ineptos e extremamente corruptos. Não havia outro meio de salvar a nação que não o Partido; o país sofria o achaque de potências estrangeiras, que subvertiam a soberania nacional; somente a mão firme e destra do líder do Partido seria capaz de reverter tal quadro.
    Convencido de que não atingiria seus objetivos pela força, o Líder envidou todos os esforços para obter, pelos votos, o que sua fracassada revolução não conseguira. Sua bancada cresceu visivelmente, logo se tornando a principal força política do País. Em seu discurso, o Partido prometia prosperidade, grandeza da Pátria, segurança para os trabalhadores e a completa erradicação da pobreza e da corrupção.
    Após quase conseguir, por diversas vezes, finalmente o líder ascende ao Poder. Seu Partido é uma verdadeira máquina, que rapidamente começa a aparelhar o Estado. Tal aparelhamento ocorreu de forma tão marcante que Estado e Partido passaram a confundir-se.  Competência e capacidade perderam importância perante lealdade partidária e ideológica. Gurus e fanáticos de várias espécies assumiram funções-chave no novo Governo.
    No entanto, as promessas de campanha começaram a se mostrar vazias, enquanto membros do Partido eram sucessivamente investigados por envolvimento em verdadeiros escândalos de corrupção, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e tudo que o Partido sempre jurara combater - e que demagogicamente criticou enquanto oposição.
    Os escândalos se multiplicaram e os membros do Partido se tornaram cada vez mais poderosos, irresponsáveis e incontroláveis. Movimentos organizados de cunho político-partidário afrontavam abertamente as autoridades e os Poderes constituídos. O Líder teve que intervir... através de uma farsa: rompeu parcialmente com o Partido, como se nada tivesse a ver com o mesmo...
    O final dessa história é bem conhecido: desordem, cáos, destruição, fracasso, morte !
    Agora, uma pergunta: sobre quem fala o texto acima ?
    O texto descreve a trajetória política de Adolf Hitler e do III Reich alemão.

Carta a papai Noel

    Prezado papai Noel.
    Este ano estou escrevendo com antecedência, pois percebi que organização não é seu forte e quero que o senhor tenha tempo de preparar tudo certinho. E já vou avisando: este ano não tenho a menor intenção de ser humilde, pensar no próximo, ser caridosa etc. Vou pedir sem miséria - estou de saco cheio de ser delicada em meus pedidos e receber migalhas.  
    Segue minha lista (posso assegurar que muitas outras mulheres irão gostar, de modo que o senhor pode produzir tudo no atacado para baratear os custos).
·       Desejo que não haja limite nos cartões de crédito e que exista um código especial para fazer compras, de maneira que a fatura seja automaticamente zerada.
·       Quero um homem de verdade, mas, fala sério Papai Noel, não me traga imitações ! Diga não à pirataria! Chega de genéricos!
·       Quero um dispositivo instalado no umbigo que jogue fora toda a gordura consumida, desinflando os pneuzinhos automaticamente.
·       Quero também um aspirador gigante, com detector de canalhas, de modo que se algum deles se aproximar, seja imediatamente sugado, triturado e reduzido a pó.
·       Não quero me depilar nunca mais ! Ou o senhor faz a moda pedir pernas, axilas, buço e virilha cabeludas, ou suma de vez com todos os pelos indesejados de meu corpo.
·       Um chocolate que elimine a celulite e hidrate a pele ao ser ingerido.
·       Quero manicure e pedicure definitivas, que durem para sempre, como se tivesse acabado de fazer.
·       Meu marido (noivo, namorado ou rolo) deve adivinhar todos os meus desejos e, toda vez que se aproximar de mim, deve dizer o quanto sou linda, inteligente e especial. Que me traga presentes, trate bem minha família e também adivinhe a hora de sumir, quando eu estiver sensível ou com TPM.
·       Um presente ideal seria uma gravidez que durasse apenas dois dias e um parto indolor. Para o ciclo menstrual vou ser camarada, pedir que dure duas horas. Ah, também gostaria de um botãozinho que eu apertasse se e quando quiser estar fértil.
·       Quero roupas que sofram uma metamorfose de acordo com as tendências e as estações, com tecidos auto-limpantes e auto-passantes.
·       Se um homem se atrever a me trair, ou estiver mentindo, que uma luz vermelha se acenda em seu nariz, como aquela sua rena, e que logo em seguida ele confesse tudo o que fez. Em caso da mais remota chance de infidelidade, faça com que ele não consiga uma ereção naquele momento. Mas, atenção, não quero uma brochada definitiva, pois também não me seria conveniente.
·       Quero uns comprimidos que alterem automaticamente cor, comprimento e textura do cabelo, permitindo os mais variados penteados, que voltarão ao normal no momento em que eu assim desejar.
·       Vou pedir novamente um suprimento infinito de sapatos, bolsas, cosméticos e jóias, visto que minha solicitação anterior foi esquecida. E quero também um espaço auto-organizante que acomode tudo.
·       Também vou pedir de novo: me mande um robozinho que limpe, lave, passe, cozinhe e toque música, que não falte, não peça aumento e não acabe com o sabão em pó em uma semana.
·       Bumbum, peitos e coxas, tudo com botõezinhos que inflem e desinflem segundo a ocasião, situação e minhas intenções. Que abdominais sejam coisas que possamos comprar prontas, no supermercado. Quero 150 de QI e 50 de cintura, não o contrário!
    Papai Noel, meu fofo. 
    Espero que não seja muito complicado atender minha listinha. Nos vemos em dezembro, mas se conseguir terminar tudo antes, ficarei imensamente grata. Com carinho,  
    Uma mulher como todas.