29 de mar. de 2011

RESGATE DE PILOTO AMERICANO NA LÍBIA

Um Osprey da 26ª Unidade Expedicionária dos Marines realizou a primeira missão real CSAR durante a operação na Líbia. (Foto: U.S. Marine Corps)
    No último dia 22 de março, os Marines (Fuzileiros Navais dos EUA), da 26ª Unidade Expedicionária dos Marines, resgatou o piloto de um caça bombardeiro F-15E que caiu na Líbia. Na operação de resgate foram empregadas as aeronaves MV-22 Osprey, CH-53 Super Stallion e AV-8B Harrier II, a partir da embarcação anfíbia USS Kearsarge.

Destroços do caça F-15E da USAF que caiu na Líbia
     Os Marines detalharam como foi a operação.
     O caça F-15E Strike Eagle (91-0304) caiu no nordeste da Líbia no dia 21 de março, durante um voo realizado na Operação Odisseia do Amanhecer, da coalizão que está atuando conforme resolução 1973 do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
     Utilizando duas aeronaves AV/8B Harriers, dois MV-22 Ospreys e dois CH-53E Super Stallions levando uma força de reação rápida, os Fuzileiros baseados em Camp Lejeune, North Carolina, conduziram uma missão de Resgate Tático de Pessoal e Aeronave (TRAP) para retirar o piloto do local.
     As aeronaves do USMC começaram a partir do USS Kearsarge, localizado a 130 milhas náuticas do piloto – cerca de 30 minutos do local da queda – de acordo com um veterano dos Marines no Pentágono.

Segundo os militares dos EUA, grande parte do sucesso da missão
de resgate deve-se à agilidade da aeronave MV-22 Osprey
     O tempo total, desde o lançamento até o retorno, foi de 90 minutos. É isso que o Osprey pode oferecer, velocidade, disse o oficial.
     De acordo com relatórios oficiais, as aeronaves Harrier foram um importante elemento de apoio aéreo aproximado, lançando duas bombas guiadas a laser de 500 libras na área, visando apoiar a missão de resgate do piloto. Um dos tiltrotores MV-22 Osprey pousou no local e extraiu o piloto.
     Uma vez no ar, a aeronave retornou para o USS Kearsarge com o piloto. A médica da Marinha dos EUA, Tenente Lauren A. Weber, doutora da 26ª MEU, disse que o piloto retornou em boa condição.
      A causa do acidente ainda está sendo investigada e os nomes dos pilotos envovidos serão divulgados assim que possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antecipadamente agradeço seu comentário. Magal