15 de abr. de 2012


 Forças Armadas catadoras de lixo
by Guedown

As Forças Armadas brasileiras parecem ter, definitivamente, perdido o juízo e a vergonha. Hoje pela manhã assisti a soldados do Exército e Fuzileiros Navais catando lixo de favelados no morro de São Carlos, Rio de Janeiro, em um “mutirão” promovido pela Rede Globo.

No meio do assombroso espetáculo, havia um Capitão-de-Mar-e-Guerra Fuzileiro, fardado em uniforme branco e com alamares, lá no morro, todo alegre e sorridente, dando entrevista à TV. O infeliz parecia estar consciente de que a Marinha estava prestando um grande serviço à causa do “meio ambiente”, tal era seu entusiasmo. É possível que houvesse também algum General ou Coronel no local.

Era uma festa lá no morro, inclusive com um grupo de garis da Companhia de Limpeza do Rio, a COMLURB, fazendo um "samba de pagode", enquanto os soldados, primeiro em “garbosa” formatura militar e, depois, em ridícula faina de lixeiros, no meio da sujeira reinante.

Custei a acreditar no que estava vendo, mas é provável que haja Generais e Almirantes justificando a “faina”, como mais uma "cooperação" das Forças Armadas na preservação do meio ambiente. Há sempre justificativa para tudo nesta vida, mas repito que o espetáculo não parecia combinar com tudo que me ensinaram sobre a vida militar e o emprego de Forças Armadas.

Depois dessa, talvez não deva mesmo haver aumento de remuneração, porque quem hoje integra as Forças Armadas parece não merecer mais do que já recebe.


Montagem fotográfica realizada (pesarosamente) pelo Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antecipadamente agradeço seu comentário. Magal