4 de mar. de 2011


Como brincar de Deus com Windows 7
(by Magal)
     Se você costuma visitar sites ou recebe e-mails com as últimas novidades sobre o Windows 7, deve ter lido uma ou mais estórias da Web sobre o chamado “GodMode” -  a novidade do momento sobre esse sistema operacional.
     O “GodMode”, que chamo de Diretório Divino, nada mais é do que uma lista-índice “clicável” de todos (todos mesmo) os comandos executáveis do painel de controle e do próprio sistema operacional, gerada quando você cria um diretório especial.
     Esse Diretório Divino não tem nenhum poder ou capacidade extra, mas permite não só criar atalhos para qualquer um daqueles comandos, como executá-los diretamente, mediante um simples “clic” na lista, o que se revela um recurso poderosíssimo à disposição do usuário.
     Dessa forma, você pode criar comandos de teclado para tarefas como ajustar a resolução do monitor, mostrar pastas e arquivos ocultos, bloquear ou permitir pop-ups no Internet Explorer, visualizar as conexões de rede etc.
     Para tanto, basta criar uma pasta (Diretório) em sua área de trabalho (desktop) com um nome e um número identificador global exclusivo(GUID), como:
DIVINO.{ED7BA470-8E54-465E-825C-99712043E01C}.
Faça isso clicando com a direita sobre uma área vazia do desktop, escolha “Novo/Pasta” e digite a sequência acima.
     Em seguida, abra a pasta criada e clique com a esquerda sobre o título do conjunto de funções onde se encontra o comando desejado (p/ex “Ferramentas administrativas”). 
Pronto: para executar  o comando “Criar e formatar partições do disco rígido” dê um duplo clic sobre essa função; ou, para criar um atalho de mouse para essa função (no desktop), clique com a direita sobre ela e escolha “criar atalho”. Finalmente, para criar um comando de teclado para a função, clique com o botão direito do mouse no atalho recém-criado, escolha “Propriedades/Atalho” e digite a sequência de teclas para invocá-lo. Pressione o botão OK e feche a caixa de diálogo.
     Quando você criar suas próprias sequências de teclas, tente ficar longe de qualquer coisa já utilizada pelo Windows ou por seus programas principais. A sequência [Control] + [Shift] + [tecla de função] é relativamente desconhecida; use-a.
     É bom lembrar que você também pode criar atalhos de teclado para qualquer programa ou documentos que você usa com freqüência, não apenas para as funções “GodMode”. Simplesmente clique com botão direito no nome do programa no menu Iniciar e escolha “Propriedades/Atalho/tecla de atalho”. Faça o mesmo para os documentos, primeiro criando um atalho de mouse e, em seguida, um atalho de teclado.
     ATENÇÃO: No nome do diretório, você pode substituir o DIVINO por qualquer outro texto, mas o conteúdo numérico da chave deve ser aquele que lá está:
{ED7BA470-8E54-465E-825C-99712043E01C}.
Além disso, cuidado:  criar uma pasta DIVINO no Windows Vista 64 bits causa erro de sistema. Aliás, exceto no Windows 7 (32 ou 64 bits), use por sua conta e risco o “GodMode” em qualquer outra versão do Windows.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antecipadamente agradeço seu comentário. Magal