7 de jun. de 2013

"Economist": Fica, Mantega

Autor(es): ironia britânica
O Globo - 07/06/2013

Revista reacende polêmica de dezembro e volta a sugerir queda de ministro
O jornal britânico "Economist" recorreu à ironia ao fazer um balanço conjuntural da economia brasileira, reacendendo a controvérsia, ocorrida em dezembro passado quando sugeriu que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, fosse demitido. Segundo a publicação britânica, o pedido, com ampla repercussão na imprensa brasileira, teria justamente levado Dilma Rousseff, por obstinação, a manter o ministro no cargo. Insinuando que a presidente segue na direção inversa às sugestões da revista, a "Economist" sugere agora que a presidente o mantenha na Fazenda:
"Conclamos que a presidente mantenha-no a qualquer custo: ele é um sucesso."
Segundo a "Economist", pressionado pela crise global, o governo abandonou o caminho virtuoso do controle fiscal, cortes de gastos, controle da inflação, ao apoiar uma saída da crise por meio do estímulo ao consumo. O resultado, após o esgotamento da política de incentivos, foi um crescimento baixo e inflação alta.
Já o site da CNN, na série de reportagens sobre o país, questiona se o Brasil tem fôlego para ser o "B" dos Brics, devido ao pífio crescimento previsto para este ano, em comparação dos demais países que compõem o bloco de grandes emergentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antecipadamente agradeço seu comentário. Magal